Pix entra em operação em fase restrita nesta terça; saiba como funciona

posted in: Uncategorized | 0

Chegou o dia: o Pix, o tão aguardado sistema de pagamentos e transferências instantâneas desenvolvido pelo Banco Central, começa a funcionar nesta terça-feira, 3. De hoje até o dia 15, alguns clientes das 762 instituições inicialmente aprovadas para oferecer o serviço poderão experimentar as primeiras transações na prática.PUBLICIDADE

Essa fase de operação restrita irá valer para clientes selecionados pelas instituições, que terão acesso a todas as funcionalidades do Pix, entre elas a de realizar pagamentos.

Apesar de poucos poderem enviar dinheiro, todos os clientes que possuem conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga nas instituições habilitadas poderão receber transações Pix, seja por meio da inserção manual de dados, seja pela chave Pix.

Todos os clientes também deverão ser informados sobre o período de operação restrita do Pix, inclusive com a distinção do que cada cliente (entre selecionados e não selecionados) poderá realizar, bem como os horários de funcionamento do sistema no período.

O Pix só entra em plena operação em 16 de novembro, mas as instituições poderão executar todas as funcionalidades do Pix de forma gradual, com número reduzido de usuários, para que os clientes comecem a se familiarizar com a novidade.Veja também

As transações na operação restrita serão válidas, ou seja, os recursos serão de fato movimentados entre os usuários. “Mesmo clientes que nunca ouviram falar do Pix poderão ser surpreendidos”, afirmou Breno Lobo, um dos responsáveis pela operação do Pix no Banco Central.Durante a operação restrita, o Pix funcionará com horário diferenciado, conforme a grade abaixo:•

Regra geral:

das 9h às 22h, inclusive finais de semana e feriado
Nas quintas-feiras, dias 5 e 12 de novembro: das 9h às 24h
Nas sextas-feiras, dias 6 e 13 de novembro: das 0h às 22hAos usuários selecionados para o período de operação restrita serão habilitadas as funcionalidades no aplicativo em que possuírem conta, na opção “Pix”.

Instruções do BC para usar o PIX Instruções do BC para usar o PIXInstruções do BC para usar o PIX (Banco Central/Reprodução)O cliente precisa se certificar da necessidade ou não de atualizar o aplicativo da instituição financeira ou de pagamento. Além da opção “Minhas chaves”, que já está disponível, estarão acessíveis as opções “Pagar com Pix” e “Receber com QR Code.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *