Hackers atacam sistemas de maior provedora de data centers do mundo e pedem 455 Bitcoins de resgate

posted in: Uncategorized | 0

A empresa global de data centers e provedores de internet Equinix revelou que sofreu um ataque de ransomware em seus sistemas internos.

Segundo o portal Baguete, a empresa californiana não revelou quais foram os métodos usados pelos hackers no ataque nem o tipo de ransomware usado, embora o portal BleepingComputer tenha publicado que os hackers usaram o NetWalker.

Os invasores teriam disponibilizado as credenciais de acesso a 74 servidores de desktop remotos da Equinix na dark web, a maioria na Austrália, Turquia e no Brasil.

Os hackers teriam pedido resgate de 455 Bitcoins (US$ 4,5 milhões) para não expor dados confidenciais de servidores da empresa publicamente.

A Equinix foi fundada em 1998 e opera com mais de 200 unidades em 25 países de cinco continentes.

Em comunicado, a empresa escreveu:

“Nossas equipes tomaram medidas imediatas e decisivas para resolver o incidente, notificaram as autoridades e continuam investigando. Nossos data centers e nossas ofertas de serviços, incluindo serviços gerenciados, permanecem totalmente operacionais e o incidente não afetou nossa capacidade de oferecer suporte aos clientes”

A empresa ainda esclarece que a maior parte de seus clientes opera com seus próprios equipamentos em data centers, o que teria evitado uma extensão maior do ataque.

A vice-presidente da Arcserve para a América Latina, Daniela Costa, alerta na matéria para a vulnerabilidade de empresas que possuem servidores e centros de dados remotos:

“Se uma empresa deste porte, líder mundial em sua área de atuação, pode estar vulnerável aos criminosos, fica o alerta para todas as demais organizações sobre a importância de se implementar uma estratégia de proteção adequada às suas necessidades”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *